Utilização das ferramentas de Comunicação.

Utilização das Ferramentas de Comunicação
Como foi apontado no último post, a falha na Comunicação Interna é algo grave que ocorre com freqüência alarmante no ambiente corporativo causando problemas sérios para a organização. A questão a ser debatida aqui será sobre um dos principais motivos destas falhas: a utilização das ferramentas de comunicação.
Jornal Mural, Newsletter, Intranet, Boletim Informativo e Revistas Institucionais são alguns dos meios utilizados pelas empresas na comunicação com seu público interno. No entanto, muitas vezes estas ferramentas não são usadas de forma estratégica, com informações distribuídas sem muito critério para os colaboradores que não as absorvem corretamente gerando resultados nada agradáveis como boatos, intrigas, frustração e até mesmo medo.
É necessário entender que cada um destes veículos precisa ser trabalhado de maneira singular e não aleatória, com conteúdo relevante e objetivo para que o funcionário entenda e tenha a opção de dar o seu feedback. A falha está no pensamento de que basta falar e informar para ser ouvido, sem a preocupação da existência de um diálogo e se o ouvinte entendeu realmente a mensagem de maneira clara. Segundo Mariela Castro diretora da consultoria Communication Advisors em entrevista para a revista Exame “… a comunicação não acontece simplesmente porque temos boca e ouvidos. Um pouco de cuidado com o que e como falar ajuda:
• Cada pessoa entende uma mensagem de maneira diferente. Para evitar erros de interpretação, seja claro, não deixe nada subentendido.
• Certifique-se que o outro entendeu. Pergunte. Esteja aberto para ouvir outros pontos de vista. Quando forem conflitantes com o seu, mantenha a calma e use o bom senso para argumentar. Se o clima esquentar, melhor dar uma volta e deixar a discussão para depois.
• Existem maneiras e maneiras de dizer alguma coisa. Diga o que precisa ser dito de forma objetiva, mas sempre com respeito e delicadeza. “

Ela diz ainda que muitas empresas acreditam ser suficiente ter um veículo como Jornal Mural para uma comunicação efetiva, fato que se trata de uma grande ilusão: “Se o conteúdo não for pensado sob o ponto de vista do funcionário, ele nunca se sentirá incluído, e terá a tendência a se afastar da informação “chapa branca.”
Portanto, quando for planejar a comunicação interna da sua empresa, tenha em mente o tipo de público, os anseios e os interesses de cada um, adaptando o conteúdo e a linguagem para que a informação torne-se relevante e útil.” Mariela aponta que a decisão sobre quais canais usar deve estar de acordo com o perfil de cada público, que pode variar desde veículos impressos até uma conversa informal com a equipe.
Uma comunicação saudável pode trazer muitos benefícios como melhores resultados e aumento da produtividade, fatores que acabam influenciando diretamente o crescimento da empresa. Contudo, não se trata de uma tarefa fácil levando em consideração que muitas organizações tentam lidar com estas falhas e ruídos, mas acabam fracassando por não entenderem a comunicação como uma via de mão dupla com um receptor ativo e crítico.
Fica claro que estas ferramentas, quando utilizadas assertivamente, são fortes aliadas do mundo empresarial que devem propiciar o diálogo entre empresa e funcionário, ambos praticando a saudável arte de ouvir.
Referência:

http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/midias-sociais/2011/02/13/nossa-cegueira-para-o-obvio-na-comunicacao-empresarial/

Taciana Rettore

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